segunda-feira, 26 de abril de 2010

Passeios por Presidente Figueiredo - AM

No feriado de páscoa estive em Presidente Figueiredo, uma cidade vizinha de Manaus, onde as belezas naturais são destaque. São muitas as cachoeiras que existem no município, tantas que em um dia conseguimos ver somente duas delas.
Iniciamos nosso passeio pela barragem da Usina Hidrelétrica de Balbina, localizada no rio Uatumã que pertence a Bacia Amazônica. A Usina é muito criticada e considerada um dos maiores desastres ambientais do país. Tem mais de 2.000 quilômetros quadrados e está em um terreno muito plano, o que acabou destruindo uma grande área de floresta e matando animais.  A produção de energia da hidrelétrica é muito baixa e polui tanto quanto uma usina termelétrica, movida a petróleo.

Vocês devem estar se perguntando por que falar da usina e visitá-la já que é considerada um desastre, não é? Mas eu só fiquei sabendo de tudo isso quando fui pesquisar sobre o lugar na internet e achei importante falar sobre esta questão de falta de comprometimento com o nosso meio ambiente e com o dinheiro público, já que a obra foi bastante cara e não funciona de maneira eficaz para os devidos fins.

A barragem é muito bonita, tem muitos peixes e botos cor de rosa dão o ar da graça a todo momento. Já é a segunda vez que vou lá e só agora fiquei sabendo de sua história e confesso que me deu uma certa melancolia... No local existe um único “restaurante”, muito humilde, na beira da barragem. A comida é Excelente! E só serve feijão, arroz, farinha e tucunaré frito da melhor qualidade! =)

Após o almoço fomos para o Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos -  CPPMA , onde é feito um trabalho de reabilitação de animais aquáticos da Amazônia, mantido pela Manaus Energia S/A (hidrelétrica de Balbina), objetivando a preservação do peixe-boi.  Além dos mamíferos o centro acaba acolhendo outros animais como araras, papagaios, tucanos, tartarugas, etc.

As cachoeiras que visitamos foram a “Santuário” e a “Pedra Furada”. As duas são lindas e as águas são suuuper geladinhas, para contrastar com o calor húmido que faz na mata amazônica.
A Santuário tem uma estrutura de bar, tirolesa e duas quedas d’água.
A Pedra furada é linda, rasa e para chegar até a queda d’água é preciso fazer uma pequena caminhada em trilhas no meio da mata.
As duas cachoeiras estão em terrenos particulares e é preciso pagar um pequeno valor para ter acesso. Os valores não passam de R$ 10,00 por pessoa.

Cachoeira do Santuário


Cachoeira da Pedra Furada


2 comentários:

Se joga! disse...

Adoro presidente figueiredo...paraíso! :)

Carol Heinrichs disse...

Também adoro Presidente Figueiredo, super pazzz! Tati, estamos tentando montar um super encontro de blogueiras de Manaus. Me add no msn pra te dar detalhes. Beijos querida :* cah_heinrichs@hotmai.com