sábado, 27 de março de 2010

Desfile do Pólo de moda de Manaus

Manaus tem um Pólo de Moda bem recente, inaugurado no meio do ano passado mas já começa a dar seus primeiros passos de construção de identidade e formação de marcas para que se tornem profissionais.

O Pólo tem o apoio do Senai, Sebrae e do Sindicato das Confecções do Amazonas. Tem casa própria dentro do Senai do bairro Alvorada 1, onde várias marcas são abrigadas em um pouco mais de 12 salas.

No início desse ano as Marcas do Pólo de Moda organizaram um desfile para mostrar a população e aos comerciantes interessados o trabalho que vem sendo feito localmente. Eu estive lá na época e tirei algumas fotos. A qualidade não é das melhores, mas dá pra mostrar um pouquinho do que está sendo produzido pelo Pólo. Olha só!

 Acetinados


 Estampados

 Estampados com costas a mostra

 Tons nudes

 Calças: Pantalonas, saruel, cenoura, tem para todos os gostos!

Um pouquinho de flúor aqui e ali

 Moda Praia

 Tem moda para as crianças também!

 E mais fofurinhas! =D

As dificuldades para se confeccionar moda no Amazonas são muitas, a começar pela precariedade em se conseguir tecidos e aviamentos de qualidade, pois os fabricantes não tem interesse em atender pequenos fabricantes  do Amazonas.

Um dos proprietários de uma das marcas do Pólo disse que mesmo solicitando visita de representantes é muito difícil que alguém venha os atender no local. O que faz com que os custos sejam maiores, pois tem-se que comprar matéria-prima em São Paulo-SP, Fortaleza-CE ou em Caruaru-PE. Outro agravante é a entrega, pois não existem estradas para Manaus e as encomendas vem por via área ou passam alguns dias em Barcos.

O Amazonas não tem uma cultura de confecção de moda. O que toma o mercado de confecção da região são os uniformes. Os cursos são direcionados para a formação de mão de obra para essa indústria que é bem grande por aqui, devido ao grande número de fábricas e empresas nacionais e internacionais instaladas em Manaus.
Outra dificuldade é a falta de mão de obra qualificada, costureiras com um bom nível de acabamento.

Existe apenas uma Faculdade que oferece o curso de Design de Moda e mesmo assim é bem recente. A CIESA oferece o curso de Design de moda com duração de 2 anos e a UNINORTE está tentando formar uma turma de MBA em Gestão de Varejo e Negócios da Moda.

Mesmo sem ter essa cultura de moda local, Manaus tem um mercado de luxo em ascensão. O que comprova o fato é o sem número de lojas de grifes internacionais e nacionais nos shopping e no bairro Vieira Alves, onde se concentram grifes dos mais variados produtos.

Recentemente o Pólo de Moda também promoveu um Mega Bazar para, mais uma vez, as pessoas terem oportunidades de entrar em contato com o qu eestá sendo produzido no local. O Bazar foi um sucesso e o Pólo já programa de realizar novos eventos.

3 comentários:

Ser Cadi disse...

Olá, Tati. Obrigado pela visita. Sim, o cenário de moda em Belém ainda está em desenvolvimento. Também temos graaandes dificuldades, mas a gente vai dando um jeito. No início de junho, de 7 a 10, terá o Caixa de Criadores, o evento de moda para novos criadores, que, considero, o de maior expressão e que mais cresceu. Se der, passa aqui. Estamos aguardando. Ah, já estamos te seguindo... Adorei o blog e continue firme. É sempre bom saber o que estão fazendo, criando, projetando, lançando nas outras cidades!!
Beijos,
Isaac.

ideias vestíveis disse...

Nossa, muito muito bom saber que temos mais um Pólo de Moda no norte :) aqui em Belém ainda estamos em desenvolvimento e as dificuldades são imensas, mas vamos dando um jeitinho (: pois quando queremos algo de verdade com esforço se consegue ^^ Eu vi o site da sua marca, parabéns pelo trabalho e olha você tem bastante sorte com os tecidos, pois suas estampas são lindas :D Eu me formei ano passado em Bacharelado em Moda na Universidade da Amazônia, sou da primeira turma de Moda da região Norte (: e também tenho uma marca de roupas www.flickr.com/quiquiriqui, esse ano estou voltando com ela, pois como ano passado estive cheia de trabalhos na faculdade não pude andar com a marca, mas se quiseres conhecer um pouco do que eu já fiz... :)
ó aquelas fotos do post são internacionais, mas eu e meu parceiro de Blog Renan Viana fazemos editoriais com as marcas daqui de Belém para postar no blog, inclusive temos 3 lá :) Bom, seja bem vinda :D e muito sucesso para você, já estou te seguindo e vamos nos falando.

Beijãooo :**

Thamy Pezzi disse...

Olááá... adorei o post. As dificuldades realmente são muitas, mas com muito trabalho e insistência a gente chega lá.
me adiciona no msn: thamypezzi@hotmail.com
pode me mandar o email com as ftos sim...

como está sua vida na cidade?

beijosss